Ideias criativas de como ganhar dinheiro com artesanato

Continuando na minha busca por coisas diferentes para fazer, estava pensando em pesquisar por trabalhos manuais para ganhar dinheiro , para juntar o útil ao agradável, ou seja: no último artigo eu disse que gostaria de desenvolver minhas habilidades na cozinha e falei sobre alguns cursos de culinária que descobri na internet, que podem ser feitos à distância.

Então, comecei a perceber o quanto as pessoas olham para as embalagens ao comprarem doces caseiros! Isso me levou a começar a pensar na possibilidade de criar caixas decoradas para colocar meus doces dentro, que podem, mais tarde, se transformar em porta jóias ou ter alguma outra utilidade. Comecei então a pesquisar sobre cursos de artesanato que possam ser feitos também pela internet, e me admirei com a quantidade de cursos de qualidade existentes hoje.

dicas para ganhar dinheiro com artesanato

Pesquisando mais à fundo, vi o quando o mercado de artesanato é lucrativo no Brasil, e comecei a pensar em como ganhar dinheiro com artesanato e tornar isso uma fonte de renda tão boa quanto com a venda de doces. É muito legal quando você começa a pesquisar sobre um assunto por mera curiosidade e quando percebe, isso já se transformou em algo muito maior e mais valioso. É como ter encontrado um tesouro escondido!

Pois bem, esse curso que encontrei ensina muito sobre como trabalhar em casa fazendo artesanato, e ensina como montar seu negócio desde o primeiro passo. Ensina quais peças mais vendem, como calcular o preço para não ter prejuízo, como divulgar seu produto para alcançar mais clientes e parar de ficar dependendo somente do amigo ou da vizinha que além de pedirem desconto vão dar canseira para te pagar.

Ensina a como montar seu site para criar sua própria marca, como usar o Facebook para anunciar suas peças, dá dicas de como vender artesanato pela internet usando ferramentas gratuitas, e ainda de bônus, vem com uma planilha para calcular o preço dos seus produtos de forma automática.

Para quem quer começar, existem vários cursos de artesanato online por aí, como:

  • Curso de Fuxico
  • Curso de Patchwork e Quilt
  • Curso de Caixas Decoradas em MDF
  • Curso de Feltro
  • Curso de Materiais Reciclados e muito mais.

O melhor é começar com o mais simples, com o que mais se tem afinidade, para depois ir desenvolvendo outras técnicas para aumentar seu leque de opções.

Outra Maneira legal para se trabalhar com artes florais! Existe um curso de arranjos florais online muito bom que quero fazer, aliás.

O vídeo abaixo é muito interessante, pois fala sobre como o mercado de artesanato movimenta milhares de reais todos os anos, e ainda mostra casos de sucesso de pessoas que começaram do zero, e hoje têm ateliês que geram muito lucro.

Esqueci de falar o nome do curso, chama “Clube do Artesão de Sucesso“. Mais um curso para a minha lista então! :-)